A Engenharia Ambiental busca prevenir e remediar o impacto das ações antrópicas mediante a aplicação da tecnologia localmente apropriada. A atuação da engenharia ambiental visa atender preocupações ambientais, considerando os problemas locais, a legislação e os tratados internacionais. O engenheiro ambiental possui formação multidisciplinar que o capacita à trabalhar em diversos segmentos diferentes, servindo de interface entre eles.

.

Construindo um Novo Amanhã: O Desafio da Engenharia Ambiental

O desafio da engenharia ambiental é servir de interface na relação conturbada entre o desenvolvimento e o meio ambiente.  Atualmente existe quase um consenso mundial sobre a necessidade e a importância da preservação ambiental. A grande questão é: Como preservar o ambiente e manter os atuais níveis de consumo e produção?

A engenharia ambiental busca desenvolver e aplicar novas tecnologias de soluções ambientais mas obter um sistema de produção mais limpa. Entre as metodologias propostas por essa ciência mais recente, destaca-se a análise do ciclo de vida, que busca entender melhor quais produtos possuem as melhores relações de custo/benefício/durabilidade considerando toda sua cadeia produtiva, fornecendo suporte para tomadas de decisão e consumo ambientalmente responsável.

O engenheiro ambiental também tem a missão de recuperar as áreas degradadas pelo processo de desenvolvimento humano e tecnológico. Esse desafio chamado remediação é um dos maiores problemas dos centros urbanos. A contaminação do subsolo por postos de gasolina e por despejo irregular de lixo são alguns dos desafios da remediação.

No planejamento das grandes cidades brasileiras, o engenheiro ambiental atua nas questões de tráfego, mobilidade urbana e poluição do ar. Atualmente, a questão da poluição atmosférica já transcende as questões ambientais locais e é considerada também um problema de saúde pública, e um desafio global para a humanidade nas próximas décadas. O desafio da poluição do ar é uma missão que une engenheiros ambientais, químicos, meteorologistas e urbanistas, todos com o objetivo de pensar como serão as nossas cidades nas próximas décadas.

 

Consulte um de nossos profissionais, iremos sempre responde-lo:   lentz@lentzmeioambiente.com.br