Institucional

Nossa História

A Lentz Meio Ambiente é uma empresa de Consultoria Ambiental e Laboratório de Ensaio Acreditado ISO/IEC 17025.  Fundada em 1994, oferece soluções aos seus clientes. Confira alguns fatos marcantes da nossa trajetória.

Após acumular diversas experiências no Brasil e no exterior, em 1994 George Lentz fundou a Lentz Meio Ambiente, com objetivo, em um primeiro momento, de prestação de serviços de consultoria ambiental na área de qualidade do ar com destaque para elaboração de Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA).

A empresa logo se destacou no mercado por oferecer soluções com a credibilidade de quem conhece a fundo os preceitos ambientais.

Em 1997 foi inaugurado o Laboratório de Ensaio para determinação de concentrações de materiais particulados e de poluentes gasosos na atmosfera na sede da empresa.

Com a integração da engenheira florestal Sandra Pavan ao Corpo Diretivo da empresa no ano 2000, a área de atuação da Lentz foi ampliada, oferecendo soluções para as questões do “ambiente verde”. Os estudos e projetos com avaliação de impacto ambiental para os meios físico, biótico (flora e fauna) e socioeconômico e apoio ao trâmite e acompanhamento necessário para o processo de licenciamento ambiental tornaram-se referência no mercado de consultoria ambiental.

Com patrocínio da Lentz Meio Ambiente, no ano 2000 também ocorreu o lançamento do livro “Plantas Medicinais de Mata Atlântica – Manejo sustentado e amostragem”, de Sandra Pavan, objeto de mestrado da autora, realizado com apoio da Fapesp e parceria com a ONG Vitae Civilis.

A partir de 2002 nossa equipe começou a ministrar palestras e treinamentos com enfoque em assuntos ambientais gerais ou temáticas demandadas pelos clientes.

Em 2004, com a entrada do novo sócio Daniel Zacharias, foi instalado o sistema operacional cluster Linux. Com essa tecnologia de alto desempenho, a Lentz passou a desenvolver todos os tipos de modelagens atmosféricas, modelagens de ruído e estudos de propagação sonora, com grande volume de dados, de forma otimizada.

O dia 9 de setembro de 2016 foi um marco significativo na nossa trajetória: o Laboratório de Ensaio da Lentz foi acreditado para realização de amostragens e ensaios de particulados na atmosfera   junto a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/INMETRO – CRL 1151). No decorrer dos anos, o escopo da acreditação foi ampliado e atualizado segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Atualmente atendemos o mercado com um escopo acreditado bastante abrangente, contemplando normas voltadas para amostragem e ensaio de poluentes atmosféricos (Resolução CONAMA nº 491/2018) – partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5). O ensaio acústico (ruído ambiental) atende as normas ABNT, CETESB e Banco Mundial (IFC) e o ensaio de vibração ambiental é acreditado para as normas CETESB e britânicas (BS).

Atuamos frente às mais variadas necessidades dos nossos clientes e parceiros, empreendimentos industriais, rurais e urbanos, viabilizando atendimento às condicionantes dos órgãos ambientais.

Nesse contexto, com mais de 30 anos de experiência comprovada, a Lentz Meio Ambiente pode equacionar, com qualidade técnica e excelência, as demandas de gestão e conservação ambiental.

MISSÃO

Buscar soluções para atender às necessidades de nossos clientes, em conformidade com a legislação ambiental, por meio de estudos e projetos sustentáveis para os meios físico, biótico e socioeconômico.

VISÃO

Sermos referência nacional quanto ao planejamento de ações sustentáveis de gestão ambiental, voltado às atividades dos clientes, e quanto a projetos de conservação, visando o equilíbrio ambiental como base para gerações futuras.

VALORES FUNDAMENTAIS

Respeito à equipe, nosso maior patrimônio. Atuação com técnica, confiabilidade, ética e dedicação junto aos nossos parceiros e clientes. Compromisso com a qualidade socioambiental.

Corpo Diretor

George Lentz foi gerente de Climatologia e de Sistemas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), onde respondeu por estudos voltados ao controle da qualidade do ar.  Pertenceu ao quadro de cientistas ambientais da Bechtel Corporation (EUA), onde atuou em processos de licenciamento ambiental de usinas termelétricas, hidrelétricas, nucleares e de infraestrutura que foram avaliados e aprovados por órgãos ambientais e multilaterais, como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Contando com esta vasta bagagem de experiências, em 1994, fundou a Lentz Meio Ambiente, onde coordena a área técnica de qualidade do ar e é responsável também, pela captação de novos negócios e estratégia empresarial.

Na empresa, sob sua orientação, são desenvolvidos estudos e monitoramentos em campo voltados à meteorologia, emissões atmosféricas, qualidade do ar, níveis de ruído e de vibração ambiental, entre outros projetos de pequena e grande envergadura, tais como, a avaliação ambiental estratégica do Rodoanel.

Como Gerente Técnico e Signatário Autorizado junto ao Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/INMETRO), é responsável por todos os trabalhos de amostragem e ensaios na área de meio ambiente desenvolvidos pelo Laboratório Lentz Meio Ambiente, acreditado segundo os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade.

Sandra Pavan

Sandra Pavan é consultora, com mais de duas décadas de atuação na área ambiental. Integrada desde 2000 ao quadro de dirigentes da Lentz Meio Ambiente, coordena, técnica e estrategicamente, todos os trabalhos da Diretoria “Verde”.

Acumulando larga experiência em projetos e análises ambientais para os diversos ramos produtivos do cenário nacional, seus trabalhos estão marcados pela excelência técnica e criatividade.
Sua bagagem inclui o desenvolvimento de diagnósticos e avaliação de viabilidade e de impactos ambientais, peritagens e assessorias técnicas, participação e coordenação de EIAs, RAPs e EIVs de  projetos urbanísticos, participação e coordenação de PBAs de empreendimentos com interfaces em áreas indígenas, elaboração de EVAs de cemitérios, avaliação de áreas contaminadas, estudos de florística e fitossociologia e inventário florestal, levantamentos e diagnósticos de fauna, autorização de supressão vegetal e compensação associada, entre vários outros estudos e treinamentos abordando as temáticas ambientais.

Daniel Zacharias iniciou sua carreira no laboratório de Meteorologia Aplicada à
Sistemas de Tempo Regionais (MASTER), atuando também no Laboratório de Computação Científica Avançada (LCCA), participando de incursões polares de pesquisa pelo Programa Antártico Brasileiro e na Estação Antártica
Comandante Ferraz (EACF), até ser integrado à equipe da Lentz Meio Ambiente em 2004.

A formação multidisciplinar abrangendo as áreas de eletrônica, computação, química e meteorologia o levaram a construir uma sólida carreira com mais de 15 anos de atuação nas áreas de instrumentação ambiental, desenvolvimento de softwares e modelagem computacional.

Atualmente na empresa, atua junto ao laboratório de análises atmosféricas, no desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade, acreditado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e ainda, sob sua responsabilidade, são desenvolvidas modelagens, estudos numéricos e computacionais, além de atividades que envolvem pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Meteorologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em modelagem computacional de oxidantes fotoquímicos e doutorado em modelagem ambiental da poluição por derramamento de petróleo, Daniel participou de diversos experimentos que definiram os inventários de emissão atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo e desenvolveu softwares e modelos próprios, estudando as transformações físico–químicas da atmosfera.

Rolar para cima