Estudo de Previsão de Níveis Sonoros
O Estudo de Previsão de Níveis Sonoros – EPNS, também denominado Estudo de Previsão de Níveis de Ruído, tem como objetivo avaliar possível impacto ambiental decorrente da implantação ou operação de um empreendimento. As emissões de ruído são sujeitas ao Controle da Poluição de Meio Ambiente de acordo com a Resolução CONAMA nº 01/90, que dispõe sobre critérios de padrões de emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política.
O Estudo de Previsão de Níveis Sonoros – EPNS é uma exigência técnica do processo de licenciamento ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental, tanto de indústrias (fontes fixas) como de sistemas lineares de transportes, tais como, rodovias e instalações do Metrô. Esse estudo é uma modelagem computacional que visa obter os níveis de ruído de um empreendimento antecipadamente, ou seja, antes que ele esteja instalado, e assim contribuir para a melhoria do projeto e a mitigação dos impactos ambientais.
Além do Estudo de Previsão de Níveis de Ruído, o órgão ambiental do Estado de São Paulo adota a metodologia estabelecida pela norma ABNT NBR 10151: 2019 Versão Corrigida: 2020 – “Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral”, CETESB Decisão de Diretoria nº100/2009/P – “Procedimento para avaliação de níveis de ruído em sistemas lineares de transportes” e CETESB Decisão de Diretoria nº 389/2010/P – “Regulamentação de níveis de ruído em sistemas lineares de transportes localizados no Estado de São Paulo”, além de legislações municipais, quando disponíveis.
O Estudo de Previsão de Níveis de Ruído é realizado considerando os níveis de pressão sonora caracterizados, medidos e previamente aprovados pelo órgão ambiental. Para simular a propagação das ondas acústicas no ambiente, a Lentz utilizado o software específico para essa finalidade CadnaA (Computer Aided Noise Abatement), desenvolvido pela empresa alemã DataKustik. São utilizados planta do empreendimento, fotos aéreas e mapas locais de forma a simular a topografia, obstáculos e uso e ocupação do solo da região. Com base nos resultados da análise, é elaborado relatório técnico detalhado com saídas gráficas ilustrativas e tabelas com os resultados das simulações. A Lentz sugere recomendações específicas para reduzir o impacto do ruído em áreas sensíveis, como escolas, hospitais e áreas residenciais, como por exemplo, a implantação de barreiras acústicas.
Figura ilustrativa do desenvolvimento de um Estudo de Previsão de Níveis Sonoros – EPNS a partir de uma rodovia.
Posteriormente, nas fases de implantação do empreendimento, como mitigação do impacto das obras, e da operação do mesmo, a Lentz elabora o Programa de Monitoramento dos Níveis de Ruído em conformidade com a solicitação do órgão ambiental.
Reduzir a poluição sonora impacta diretamente na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, preservação do meio ambiente e valorização do espaço urbano.
A Lentz Meio Ambiente possui experiência comprovada na Medição de Níveis de Ruído (ensaio acreditado pelo Cgcre/INMETRO – CRL1151), elaboração de Estudo de Previsão de Níveis Sonoros – EPNS e de Programa de Monitoramento dos Níveis de Ruído, assim como expertise na interlocução com o órgão ambiental.